FANDOM

Globo Esporte é um telejornal voltado para o segmento esportivo. Ele vai ao ar as 12:50

História

O programa estreou em 14 de agosto de 1978, sucedendo o programa dedicado exclusivamente ao Campeonato Brasileiro (na época, conhecido como Copa Brasil). O novo programa continuou priorizando o futebol, mas abriu espaço para outras modalidades como vôlei, basquete, tênis, entre outras. Leo Batista que já apresentava o antigo programa, seguiu na apresentação. No ano seguinte, Fernando Vanucci passa a apresentar o programa.

Em 1983, o programa passa a contar com 20 minutos e o primeiro bloco era destinado ao esporte local. Nos anos seguintes, o programa passou por pequenas mudanças, seja em relação aos apresentadores, seja em relação ao pacote gráfico. Em 2008, o programa passou por sua maior reformulação desde a estreia. Houve a adoção de um cenário físico, novos apresentadores e transmissão simultânea para as praças do Rio e de são Paulo. Apesar de elevar a audiência no Rio, os telespectadores paulistanos, acostumados a cobertura ostensiva dos times locais, rejeitaram o novo formato, que durou até 10 de janeiro do ano seguinte. Em 2011, o GE adotou o novo pacote gráfico e o novo formato lançado em são Paulo em 2009. Em 2013, o GE passava a ser transmitido em HD 16:9, coincidindo com a abertura da Copa das Confederações.

Futuro do Globo Esporte

Com a redução do alcance da edição nacional, a Globo planeja descontinuar a exibição regular do programa. O GE deve continuar apenas em exibição durante as festas de fim de ano e em períodos de grandes eventos como copa do mundo e olimpíadas. As poucas praças que ainda retransmitem a edição nacional devem seguir caminhos diferentes.

Edições locais

Em sua primeira reformulação, o programa passava a contar com 15 minutos, mas a principal novidade era a implantação de um bloco com notícias do esporte regionais e estadual. Nos primeiros anos, o bloco durava cinco minutos e foi sendo ampliado gradativamente. Atualmente, as poucas praças que retransmitem a edição nacional produzem um bloco local de dez minutos. Em relação as edições locais, a primazia de estrear sua versão local foi são Paulo. Além das notícias nacionais, contava com reportagens da própria equipe. A partir de 2009, o GE passou a adotar um estilo mais informal. A novidade também foi adotado nos anos seguintes pelas outras emissoras. Atualmente, as edições locais veiculam reportagens produzidas pela agência GE.

São Paulo

Nos primeiros anos, o programa contava com um bloco local de cinco minutos, que era apresentado por Osmar Santos. Outro apresentador de relevância na mesma época era Luiz Andreolli. Ele apresentava o programa quando o titular estava a serviço da Rádio Globo. Em 1986, com a saída de Osmar e Luiz, entrou em cena Cléber Machado. Ele seria a figura popular da edição Paulista nos próximos doze anos, mas com a saída de Cléber machado, vários apresentadores se revezaram no comando do programa. Entre eles, Cesar augusto, Debora Menezes e Alexandre Bacci. em 2001, Glenda Kozlowski, que participava do rodízio de apresentadores, assumia em definitivo a apresentação do programa, onde permaneceu a frente até o fim da primeira fase da edição paulista.

O retorno da edição local ocorreu em 12 de janeiro de 2009. O apresentador escolhido para inaugurar a nova fase foi Tiago Leifert. Ele permaneceu a frente do programa até 2016, quando deixou o programa para se dedicar aos realitÿ shows. Atualmente, o programa é comandado por Ivan Moré

Rio de Janeiro

Por muito tempo, a edição carioca era apenas um complemento da edição nacional, visto que o mesmo era retransmitido por boa parte das afiliadas e o estúdio era utilizado pelas duas versões. A situação mudou em 2011 quando a emissora deixou de retransmitir a edição nacional e passou a ter sua própria versão local sob comando de Alex Escobar.

Ancoras

Rio de Janeiro

  • Alex Escobar (titular), Carol Barcelos, Cristiane Dias e Eric Faria (folgas e férias)

São Paulo

  • Ivan Moré (titular), Léo Bianchi e Cássio Barco (folgas e férias)

Belo Horizonte

Brasilia

Rede

Trilha

  • 1995-2008
  • 2008-2017
  • 2017-Atual

Vinheta

  • 1978-1981
  • 1981-1986
  • 1986-1989
  • 1989-1990
  • 1990-1992
  • 1992-1995
  • 1995-1996
  • 1996-1998
  • 1998-2000
  • 2000-2001
  • 2001-2002
  • 2002-2005
  • 2005-2008
  • 2008-2011
  • 2011-2016
  • 2016-Atual